Hoje em dia está mais difícil conseguir uma boa
impressora para utilizar com recarga de cartuchos. Primeiro porque muitos
cartuchos vêm com um espaço mínimo para tinta. Segundo porque há modelos que
vêm com chip que dificultam a recarga. Terceiro porque os softwares das impressoras instalam programas que atrasam a
inicialização do computador e ficam mandando mensagens indesejáveis sobre nível
de tinta e alerta para compra de novos cartuchos.
Ainda não consegui uma impressora que me deixasse plenamente
satisfeito. Por isso, num momento em que precisava realizar impressões com
certa urgência, e buscando novas soluções, deparei-me com o seguinte anúncio no
site Mercado Livre:
O preço estava razoável. Essa impressora já vinha com
o bulk ink instalado, conforme
claramente indicado no anúncio. Fiz a compra e me prontifiquei a ir buscar o
produto na loja.
No entanto, ao retirar o produto, tive uma surpresa:
o bulk ink não vinha instalado. Como
assim? Não era o que dizia o anúncio!
Por experiência própria, sei como é complicado
instalar esse equipamento numa impressora. Em matéria de bulk ink, até hoje vi mais promessas que soluções. Logo questionei
o vendedor (era uma loja pequena, aparentemente ele era sócio do negócio).
Ele respondeu que não entregavam o bulk ink montado, mas que isso era muito
fácil de ser realizado e eu deveria pesquisar no Google! Também disse que, no fim de semana seguinte, ele mesmo iria
pesquisar sobre como fazer a montagem e oferecer esse serviço ao cliente que
quisesse. Daí, para não perder mais tempo, eu disse que iria tentar e voltaria
se não conseguisse.
Devido à minha necessidade, resolvi aceitar o produto
assim mesmo. Queria ver se essa instalação de bulk ink era realmente tão fácil. Caso contrário, eu poderia de
imediato ter cancelado a compra, direito assegurado no Código de Defesa do
Consumidor, já que o fornecedor não estava cumprindo com o que foi ofertado:
Art. 30.
Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer
forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou
apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se
utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
(...)
Art. 35. Se
o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta,
apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua
livre escolha:
I - exigir o
cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou
publicidade;
II - aceitar
outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III -
rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente
antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
O caso nitidamente caracterizava publicidade
enganosa. Ainda conforme o Código de Defesa do Consumidor:
Art. 37. É
proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É
enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter
publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo,
mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da
natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e
quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
Além disso, esse vendedor comentou com outra pessoa
no estabelecimento que o anúncio estava errado e que ele já havia dito que era
para mudar a indicação de "bulk ink
instalado".
Ao sair da loja, também me dei conta que eles não
haviam me entregado a nota ou cupom fiscal. Confirmei isso ao verificar a
embalagem quando cheguei em casa. E o interessante é que o anúncio dizia
claramente:
Não entendo como alguém se propõe a anunciar com tal
destaque que o produto é entregue com nota fiscal e, depois, se o cliente não
falar nada, que fique por isso mesmo. Isso parece desonestidade.
Em todo caso, o site
Mercado Livre pede que seja feita a qualificação das compras realizadas. Eu dei
uma qualificação negativa mencionando apenas que eles não entregavam o produto
em conformidade com o anunciado:
"Eles
anunciam a venda do bulk ink instalado, mas não fazem a instalação, indicando
que o cliente deve pesquisar na internet."
Nada relatei além da verdade. E nem mesmo mencionei a
questão da sonegação.
Erros acontecem em qualquer empresa. E, quando erros
acontecem, a preocupação deve ser resolvê-los e tomar as providências para que
não se repitam mais.
O que faria uma empresa séria nesse caso? Pediria
desculpa por ter feito um anúncio equivocado, providenciaria a correção e
entraria um contato com o consumidor para resolução de eventual problema. Para
isso, o próprio Mercado Livre concede um prazo para que se retifique a
qualificação dada.
No entanto, a réplica à minha qualificação mostrou
que não se tratava do caso. A resposta do fornecedor é exemplar na falta de
profissionalismo no atendimento ao cliente:
"Este
comprador JOSEMARCELO tem 60% de qualificações negativas. Infelizmente perfil
como deste comprador deve ser banido do mercado livre por só atrapalhar
empresas sérias. Uma pena."
Por óbvio que uma empresa séria não é aquela que oferece
a entrega de um produto montado e não cumpre o que anunciou. Não é uma empresa
séria aquela que anuncia que entrega "produto com nota fiscal" e não
o faz (provavelmente só se o cliente exigir). E muito menos séria ainda é a
empresa que, tendo cometido esses erros, coloca a culpa por uma qualificação
negativa no próprio consumidor.
Além disso, o fato de eu não ter 100% de
qualificações positivas no Mercado Livre não diz respeito à falta de pagamento
ou qualquer conduta sem ética, mas à desistência de compras onde o valor do
frete não compensava a concretização do pedido.
Enfatize-se que, em minha informação ao Mercado
Livre, apenas relatei uma irregularidade (eles anunciavam a entrega do bulk ink montado e não cumpriam o
estabelecido). Eu não disse que eles faziam isso com má intenção, com o intuito
de enganar. Deixei margem para que respondessem corrigindo o problema. Não fiz
ataque pessoal.
Assim, ao proceder dessa forma, a Fares Print, mais
uma vez, atentou contra a Código de Defesa do Consumidor, onde se verifica:
Art. 39. É
vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas
abusivas:
(...)
VII - repassar
informação depreciativa, referente a ato praticado pelo consumidor no exercício
de seus direitos;
Claro está, portanto, que essa empresa precisa rever
urgentemente suas práticas no que diz respeito ao atendimento ao consumidor,
pois visivelmente não está preparada para tal.
Independentemente disso, instalei a impressora
adquirida (marca Epson, modelo T25) e usei a tinta dos cartuchos originais até
acabar - isso não levou muito tempo, pois os cartuchos vinham com pouca tinta.
Finalizadas minhas impressões, dediquei-me ao
trabalho de instalar o bulk ink.
Comecei a pesquisar vídeos na internet, conforme recomendado pelo vendedor.
Encontrei maneiras distintas de fazê-lo e até gente não recomendando a
instalação de bulk ink nessa
impressora. Mas, no final, não sem certa dificuldade e não achando nada fácil,
consegui fazer a instalação.
Porém, não consegui usar a Epson T25 com bulk ink. O problema é que essa
impressora vem com um chip para confirmar a recarga dos catuchos. Ou seja, não
basta você recarregar um cartucho e colocar no lugar, é necessário reiniciar, resetar, o chip. Só então a impressora
reconheceria o cartucho como cheio.
Felizmente, o kit do bulk ink vinha com a placa para o chip, com botão de reinicializar
e até mesmo com uma pequena bateria. Fiz tudo como indicado na internet, mas a
impressora não reconhecia os cartuchos cheios. Continuava com a indicação de
falta de tinta. E nada de imprimir.
No final, considerei que o produto era ruim, que não
era mesmo adequado para usar com bulk ink
e nem se prestava a recarga de cartucho. Resolvi me desfazer da impressora,
enviando o equipamento para reciclagem. Considerei o caso como uma experiência
ruim, de uma compra onde eu deveria ter pesquisado melhor, mas não o fiz diante
da urgência do momento. Serviria como aprendizado.
Eu poderia, naturalmente, ter procurado o Procon ou,
melhor ainda, o Juizado Especial Cível, requerendo reparação material e por
danos morais contra a empresa Fares Print. No entanto, por mais razão que eu
tivesse, isso tomaria tempo de outras atividades importantes.
Tudo ficaria por isso mesmo. Porém, quase dois meses
depois do ocorrido, comecei a receber e-mails da Fares Print solicitando que eu
alterasse para positiva a qualificação que fiz no Mercado Livre.
Não me parece nada ético uma empresa mandar mensagens
a (ex)clientes pedindo que mudem uma qualificação negativa, sem ter esclarecido
ou tomado providência a respeito da causa dessa insatisfação. Mais ainda quando
defendem o "banimento" do cliente do Mercado Livre (até hoje, não
encontrei fornecedor que banisse pagamento aprovado em meu cartão de crédito).
Querer que o cliente mude uma qualificação, para se
favorecer disso, me parece coação. Eu registraria uma piora na qualificação, se
isso fosse possível.
Então, verifiquei como está a qualificação dessa
empresa no Mercado Livre. O resultado estava muito bom, com 88% das vendas
concretizadas e 99% de qualificações positivas. Impressionante, não é?
Em seguida, analisei como eles agem no caso de
qualificações negativas. Vejamos alguns exemplos:
18/08/2012
CONSUMIDOR - "Fiz a compra dia 07/08/2012 e ate
agora 18/08/2012 o vendedor nao entro em contato dizendo se vai envia o produto
nem mandado o numero de rastreio do correios. "
RÉPLICA -
"Vc esta de má fé. Veja nossas 2300 qualificações positivas. Objeto ja
postado. Usuário não sabe usar o mercado livre. Uma pena."
11/05/2012
CONSUMIDOR -
"Eu comprei uma impressora com bulk ink e não com cartucho recaregáve.
Alem de tudo veio com o vermelho queimado. Pra completar sem nota fiscal."
RÉPLICA -
"A impressora é com cartucho recarregável. Vamos corrigir o anúncio. Toda
impressora nossa sai com Nota Fiscal da empresa. Vc poderia ter entrado em
contato conosco. Não recebemos um só e-mail do Senhor. Solicito vc revisar a
sua qualificação."
20/02/2012
CONSUMIDOR -
"comprei porque era de SP e podia retirar. depois mudou o cadastro pro ES,
pedi tel da loja aqui de SP se negou a dar e foi grosso, muito suspeito, nao
recomendo"
RÉPLICA -
"Minha loja sempre foi em Vitoria/ES. Vc nao conhece as regras do mercado
livre. Suas qualificações Sao todas negativas. Vai ser banido do mercado livre."
02/12/2011
CONSUMIDOR -
"O envio do produto demorou muito.Recomendo a compra pois o preço e
produto são bons, porém o tempo e desentendimento não me agradaram."
RÉPLICA -
"Estarei notificando o mercado livre sobre sua conduta. Vc esta
prejudicando uma empresa seria rapaz."
17/10/2011
CONSUMIDOR -
"O Bulk não veio montado e não enviou a nota fiscal. Preciso urgentemene
da nota!"
RÉPLICA -
"Foi com NF, vc esperatamente me obrigou a pagar R$ 150,00 e me qualifica
negativamnte. Não recomendo niguém vender para este cidadão."
Pelo visto, não foi a primeira vez que eles não
entregaram produto em conformidade com o anunciado e não emitiram a nota fiscal.
Mas o que mais me surpreende é a atitude de
arrogância e ameaça contra o cliente que reclama. Definitivamente, uma empresa
séria jamais adotaria esse tipo de atitude.
Fica a dica para quem fizer compras no Mercado Livre:
observe os comentários negativos que o fornecedor recebe e veja como ele trata
os clientes na resolução dos problemas. É isso que diferencia uma empresa séria
de outras.
Ao que parece, por receber muitas qualificações
positivas (sinal que eles realmente entregam o que anunciam, embora nem sempre
exatamente como anunciam), a Fares Print adotou uma postura de soberba,
desqualificando quem não ficou satisfeito com o produto/ serviço. Isso não pode
estar correto!
Fui verificar, então, como estava o anúncio da
impressora que comprei. Teriam corrigido a informação que a impressora não vem
com bulk ink montado?
De fato sim! E exatamente no mesmo dia que fiz a
qualificação negativa. Sinal que reconheceram o erro que indiquei. Interessante
que, mesmo assim, não admitiram que erraram e me desqualificaram, como fazem
com os demais consumidores insatisfeitos.
O novo anúncio, informava: "O bulk ink nas impressoras Epson não vão
montados para evitar vazamentos no transporte." (sic)
Bom, para não ter vazamento, bastaria montar o bulk ink e não colocar a tinta, deixando
o cliente fazer isso ao receber o produto. Nenhum mistério a respeito.
Porém, essa informação está na parte inferior do
anúncio. No topo da tela, onde eles anunciam a mesma impressora, mas como preço
novo (e espero que reajustado para que entreguem a nota fiscal), consta o
seguinte:
Continuam anunciando o produto com "bulk ink instalado"! Seria isso
incompetência ou má fé mesmo?
O fato é que não interessa se, na parte inferior do
anúncio, eles esclarecem que o bulk ink
não vai instalado. Continuam induzindo o consumidor a erro. Continuam fazendo
propaganda enganosa, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor:
Art. 37. É
proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa
qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário,
inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz
de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características,
qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados
sobre produtos e serviços.
E, existindo dúvida no anúncio, deve prevalecer a
interpretação mais favorável ao consumidor, conforme respalda o referido
Código:
Art. 47. As
cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao
consumidor.
Em meu lugar, muitos já teriam acionado a justiça e
teriam boa chance de conseguir reparação. Não teriam nada a perder, senão tempo
e paciência, já que não precisariam pagar taxas ou contratar advogado se
acionassem o Juizado Especial Cível. Basta que o pedido de reparação por danos
materiais e morais não seja superior a 20 salários mínimos, em conformidade com
a Lei 9.099/95:
Art. 9º Nas
causas de valor até vinte salários mínimos, as partes comparecerão
pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor
superior, a assistência é obrigatória.
(...)
Art. 54. O
acesso ao Juizado Especial independerá, em primeiro grau de jurisdição, do
pagamento de custas, taxas ou despesas.
Conforme já dito, preferi considerar o caso como uma
experiência negativa de compra. Porém, caso a Fares Print continue me enviando
e-mails para que eu mude a qualificação dada, o que entendo se tratar de
coação, terei que reavaliar a respeito.
De qualquer forma, a surpresa que tive com a forma de
atuação dessa empresa, bem como dos erros verificados em seus anúncios, me
motivou a escrever este texto.
Tive o cuidado de deixar tudo fundamentado para
embasar quem precisar dessas informações ao lidar com caso parecido - seja com o
mesmo fornecedor ou não.
Também indico esse caso para reflexão das empresas
que procuram uma atitude de seriedade no atendimento ao cliente.
Parabéns pelo texto! Sempre pode haver armadilhas nessas compras pela internet ou qualquer outro meio que seja usado de má fé. Seu relato vai servir de aviso e solução para muitos que passam e passaram por algo parecido.
ResponderExcluir" Você escreve maravilhosamente bem, destacando todos os lados ou supostos lados de cada exemplo/história.. Mostra ser alguém de caracter ou pelo menos se policia muito para o ter, também observa a falta do mesmo em varios individuos expostos. Uma mostra disso esta nos relatos pessoais de seu cotidiano."
Mercado livre e bom,mas de vez em quando aparece umas empresas vagabundas la,eu tive um serio problema na compra de um celular la !!
ResponderExcluirSite da empresa mencionada no artigo:
ResponderExcluirwww.faresprint.com
No link abaixo, um interessante contraponto de outra empresa (esta séria) que soube lidar com críticas:
ResponderExcluirComo Uma Empresa Deve Absorver Uma Crítica Na Internet
Informo que, a partir de agora, não será mais permitido o envio de mensagens anônimas ou com pseudônimos (perfis falsos).
ResponderExcluirNão há censura, apenas, eventualmente, controle com relação a postagens não relacionadas (propaganda, publicação em local errado, etc.) e uso de palavreado de baixo calão.
Tive problemas com essa empresa o tal cidadão que não sei o nome me ofendeu moralmente apos solicitar nota fiscal!
ResponderExcluirDesqualificar uma venda porque discorda do valor do frete?
ResponderExcluirIsso não pode ser resolvido na seção "Faça uma pergunta ao vendedor"?
Eu costumo ler os comentários dos usuários e procuro tirar qualquer dúvida antes de efetuar a compra. Se não concordo com as condições,apenas procuro outro vendedor.
E a Fares Print continua lesando consumidores:
ResponderExcluirhttp://www.reclameaqui.com.br/8527162/fares-print/fares-print-nunca-mais/